sexta-feira, 10 de junho de 2011

NO RELÓGIO DA COLINA

     No Relógio da Colina é um livro bem escrito, uma história articulada sem dar grandes sustos no leitor, em que o autor ainda reserva uma grande surpresa no último capítulo com a intenção de fechar a história com chave de ouro. Para mim, soou como um romance turístico, ou um policial incompleto.
     Tem todos os ingredientes perfeitos para um romance adolescente, há o bom moço, ou príncipe encantado, aquele cara capaz de resolver problemas fantásticos, sobe rapidamente na vida.
     Há a mocinha linda, branca, cabelos pretos e olhos claros, maravilhosa que, no momento em que o mocinho a conhece ele sabe que é a paixão da vida dele, é amor à primeira vista. É recíproco para ela.
     Aí passamos para o romance turístico, o autor descreve os dois passando bons momentos juntos em Graz e Viena.

    Depois, vem a parte mais misteriosa, em pouco tempo, questão de horas, o mocinho descobre toda a trama, passa de uma desconfiança para a certeza e a explicação do mistério num clique, como se tudo fosse muito fácil de se conseguir, bastam alguns telefonemas, umas consultas pela internet e pronto, o mistério foi resolvido. E ele é capaz de acusar com todas as provas um dos mais importantes diretores da empresa multinacional.
     Fora isso, algumas partes soam muito inverossíveis como o momento em que o amigo advogado consegue a foto necessária para provar a sabotagem em um carro. O mocinho liga às 18:30 de sexta-feira para o Brasil, com quatro horas a menos, então, às 14:30 no Brasil, para o advogado descobrir onde está o carro acidentado e se ele foi sabotado. E o advogado, que não tem nada para fazer, lógico, não trabalha, estava lá só para isso, em São Paulo, sexta-feira à tarde, não tem trânsito e nem gente mal humorada, aí ele descobre o processo, o fórum, o laudo, o carro e consegue tirar fotos da sabotagem até sábado, seis horas da manhã. É demais. Outra parte é o momento em que a mocinha consegue, com alguns telefonemas, os relatórios de despesas de dois anos da multinacional toda em apenas algumas horas, consegue analisar e descobrir o culpado de pagamentos fantasmas! É uma dupla dinâmica, se os dois trabalhassem para a polícia federal, acabavam com os crimes no Brasil em seis meses.
      Os personagens principais são tão certinhos e tudo acontece tão bem que eu fico pensando como é que tem gente com ideia de fazer maldade neste mundo, porque vai se dar mal. O mocinho não tem nenhum conflito de consciência, apenas a certeza de que ele deve fazer tudo daquele jeito, que é o jeito certo, claro.
      Apesar destes detalhes, o livro funciona muito bem como uma aventura adolescente, um romance rápido para se ler sem entrar em temas duros e cruéis, há um vilão escondido o tempo todo que se revela só no final, em que o mocinho não precisa explicar nada para a polícia, tudo está ali fácil e entendido.
       Então o livro fica só como aventura mesmo. Não é uma literatura profunda e nem reflexiva sobre o mundo industrial e capitalista. É só aventura. Acredito até que esta foi a proposta mesmo do autor, escrever um livro de aventura, apenas isso.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bom o site dos escritores do Vale acabei de curtir.
Cade oce no Face.
Obviamente irei divulgar.....devagar..divulgar....divagar...divagar....divulgar....
Abraços

Selmer - Escritor disse...

Parabéns Scarpel pelo blog. Não é fácil comentar trabalhos poéticos de outros autores. É necessário disciplina, coragem e, acima de tudo, gostar de literatura. Seu blog é uma referência para mim. Nele consigo ter uma dimensão da produção literária na nossa cidade e no vale também. Percebo que são muitos os escritores, cada um tentando encontrar a sua referencia e característica. Alguns se colocam como poeta, outros se mantêm indefinidos ou com uma linguagem sem definição literária, enfim...Não posso dizer que estamos vivendo uma efervescência literária como na década de 80, por exemplo, mas existe sim essa intenção de continuação. Até porque cada geração tem a sua representação. Se puder incluir o link do meu blog na lista ficarei grato. Pra que outras pessoas possam conhecer o meu trabalho poético e experimental. Grande abraço, selmer
http://www.exposelmer.blogspot.com/